#saúdepelefeminina#

#saúdepelefeminina#

#manchasclaras# #micosesouressecamento#

Agora com a época de calor, queremos mais é vivenciar o sol e é importante cuidarmos de nossa pele e observar alguma alteração na pigmentação, vamos falar hj sobre as manchinhas brancas.

As manchas um pouco mais claras que a pele, mal delimitadas, às vezes ressecadas podem surgir nas costas e no rosto, principalmente após exposição solar.

Alguns olham e afirmam ser micose. Outros já acham que pode ser da pele seca. Essas duas condições se confundem mesmo. Por isso, tentaremos esclarece-las um pouquinho mais.

A pitiríase versicolor, também conhecida como “pano branco”, é um tipo de micose superficial causada por um fungo que habita a pele e o couro cabeludo. Algumas pessoas são mais susceptíveis e outros fatores como o calor e umidade podem precipitar o surgimento de múltiplas manchas claras nas costas e nos braços, bem delimitadas, que descamam com facilidade. São recidivantes e podem ser tratadas com cremes e shampoos antifúngicos.

Um outro tipo bem diferente de pitiríase, chamada pitiríase alba, ocorre mais em crianças com a pele seca ou dermatite atópica. Não há associação com fungos ou bactérias. Manifesta-se como manchas claras, mal delimitadas, ressecadas no rosto, braços e outros locais do corpo. Em geral, a pele é globalmente seca. Podem piorar após a exposição solar pois a pele normal ao redor bronzeia e a lesão não, ou seja, há maior contraste. O tratamento é feito com hidratantes e costumam melhorar com a idade.

As diferenças são sutis, por isso é sempre importante consultar um dermatologista.

Oportunamente, abordaremos um outro tipo de alteração de pigmentação da pele, que deixa manchas muito claras e acrômicas, ou seja, sem nenhum pigmento, que é o vitiligo.

Anúncios
Esta entrada foi postada em beleza.

Um comentário em “#saúdepelefeminina#

  1. Mayara disse:

    Meu priminho tem pitiríase alba, e é de cortar o coração. A pele fica tão ressecada!
    Mas ele está tratando com cremes bem oleosos, e graças a Deus já está melhorando…
    Curti o post, super explicadinho 😉
    Beijos!
    Blog May Makeup!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s