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#benefíciosdaaveia#

A aveia é um cereal altamente benéfico , o seu consumo deve ser associado a outros bons hábitos alimentares, como maior consumo de frutas, verduras e legumes (de preferência orgânicos), ingestão de líquidos adequada e a prática regular de atividade física.

Veja todos os benefícios desse cereal:

* Fonte de proteínas, vitaminas e minerais:a aveia é rica em proteínas, vitaminas (principalmente vitaminas do complexo B) e minerais (como ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre e manganês). Segundo dados disponíveis na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100 g de aveia em flocos contém 48 mg de cálcio, 119 mg de magnésio, 153 mg de fósforo, 2,6 mg de zinco e 4,47 mg vitamina B3.

* Ajuda no controle de peso: as fibras solúveis da aveia tornam o alimento mais volumoso, aumentando a salivação e exigindo um maior tempo de mastigação. Esta mesma fibra, graças a sua característica de absorver água e se gelatinizar, retarda o esvaziamento gástrico, aumentando assim a saciedade e contribuindo para que uma quantidade menor de alimento seja ingerida, colaborando com o controle do peso.

* Auxilia no bom funcionamento intestinal: este gel deixa o bolo fecal mais volumoso e úmido, melhorando o funcionamento do intestino. É importante lembrar que o bom funcionamento do intestino também envolve outras ações como a ingestão de líquidos e prática de atividade física regularmente.

* Contribui para o controle do diabetes: estudos mostram que as fibras solúveis da aveia também auxiliam no controle da glicemia. Isso acontece devido ao menor tempo de esvaziamento gástrico, consequentemente, há um aumento no tempo de absorção da glicose, evitando os picos de elevação da glicemia.

* Combate à depressão: as vitaminas do complexo B e o magnésio, nutrientes presentes na aveia, têm ação sobre o sistema nervoso, auxiliando no tratamento de depressão.

Porção diária recomendada

A ingestão diária total recomendada de fibras é de 20 a 35 g por dia. Três colheres (sopa) de farelo de aveia (40g) ou quatro da farinha de aveia (60g) são suficientes para obter os 3 g de betaglucana recomendados por dia. Na forma de flocos ou farelo, a aveia pode ser adicionada a frutas, sucos ou, ainda, a sopas e feijão. Em grãos, cozida, é uma opção para saladas ou alternativa ao arroz.

Consuma aveia e mude seus hábitos alimentares!!!!

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Esta entrada foi postada em beleza.

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