#comofazerautodrenagem l #emcasa l

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* Prepare a pele

“O ideal é fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana” . Antes de iniciar a drenagem, massageie a pele de forma circular e suave para ativar a circulação local.
Recomenda-se deitar e colocar apoio nas pernas (pode ser um travesseiro mais alto na altura dos tornozelos e panturrilha) para melhorar o retorno venoso. Fique nessa posição durante uns 15 minutos antes de iniciar a massagem.

*Tome um banho

É melhor fazer a massagem após o banho, que ativa a circulação e relaxa o corpo, tornando o procedimento mais prazeroso e eficaz. “Além disso, a água morna promove vasodilatação e facilita a penetração dos ativos do creme que você usar”.

* Objetos

As mãos podem ser usadas para uma massagem clássica, mas o bambu também é ótimo para a drenagem feita em casa. Tem gente que prefere pincel, escova especial, esponja de banho e outros objetos. “Só evite usar objetos pontiagudos e lembre-se de que a drenagem não necessita ser vigorosa, e sim com suave pressão”.

* Cremes

“O uso de óleo de massagem ou creme ajuda no sentido do deslizamento das mãos e do objeto”. Além disso, ajuda a diminuir o atrito com os pelos, principalmente no caso dos homens. Recomenda-se cremes com princípios ativos que ajudam a melhorar a circulação e combater a celulite, como cafeína, guaraná, ginko biloba, cavalinha e centelha asiática.

* Regiões do corpo

Você pode fazer a massagem de drenagem nos membros inferiores chegando até a virilha; nos membros superiores até as axilas; na região do tronco e na face. “Todas essas áreas apresentam gânglios linfáticos que, ao serem estimulados, aceleram o processo de drenagem e perda de excesso de líquido corporal que causa inchaço e edema”.

* Movimentos

Atenção nessa hora: o movimento não precisa ser forte a ponto de machucar a sua pele. “Se você possui varizes, deve evitar ainda mais massagens vigorosas e movimentos bruscos, pois pode causar inflamação nas veias e formação de trombos”. Faça movimentos circulares com o polegar na direção dos vasos linfáticos, ou seja, sempre com movimentos ascendentes. “Com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão como se estivesse bombeando a pele”. Repita algumas vezes esses movimentos, entre cinco a dez vezes nas regiões dos corpos que apresentam gânglios linfáticos.

* Prefira fazer à noite

A drenagem no período vespertino ou noturno é mais adequada porque libera as toxinas e retira o líquido do corpo, ambos acumulados ao longo do dia. “Você pode até associar uma música suave para promover um relaxamento mental e melhorar a qualidade do sono”.

* Repita mais de uma vez por semana

Dependendo do caso, é possível até fazer todos os dias. “Mas você pode ver um resultado interessante se fizer a massagem de duas a três vezes por semana”. “É a pressão e a forma de movimentar durante a massagem que trarão o benefício esperado”.

Siga nossa imagem do tutorial!!!

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