“Como tratar a pele seca no outono e inverno?”

Nessa época do ano, há diminuição do suor e da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, que contribuem para a manutenção da umidade na pele. Além disso, fatores climáticos como o frio, vento e a baixa umidade do ar diminuem a hidratação natural da pele, deixando-a mais ressecada e sensível.A pele ressecada pode ter sua função de proteção comprometida, além de apresentar aspereza, perda da elasticidade, descamação, rachaduras, e produzir sintomas como coceira e ardência ao contato com substâncias irritantes. Algumas dicas simples ajudam a manter a pele mais hidratada, como:

* Beber muita água.
* Evitar banhos quentes e demorados.
* Evitar o uso excessivo de sabonetes, o melhor é utilizá-los somente nas partes íntimas, axilas e pés.
* Utilizar óleos e hidratantes, principalmente após o banho.

As substâncias hidratantes ajudam a recompor o teor de água da pele e a evitar a perda da mesma através das células epidérmicas. Há vários princípios ativos comercializados como a #uréia, o #lactato de amônio, as #ceramidas, a #elastina e o #ácido hialurônico que promovem uma hidratação ativa da pele. Já os óleos vegetais, #lanolina, #silicones, são ativos de ação oclusiva, e impedem a perda de água através da pele. Existem, também, os ativos umectantes, que mantêm as superfícies úmidas por retenção hídrica superficial, como #propilenoglicol, a #glicerina, o #sorbitol, os #fitoleites e o #D-Pantenol.

Todos os tipos de pele precisam de hidratação, até a pele oleosa, a diferença é a escolha certa do produto a ser utilizado. Os cremes e loções cremosas podem ser utlizados para os pacientes com pele normal e mista. No caso dos pacientes com pele oleosa, deve-se optar por hidratantes livres de óleo. Já para as peles secas, o ideal são as formulações mais oleosas e as pomadas. Por isso é muito importante consultar um dermatologista para saber qual formulação é a ideal para o seu tipo de pele.

Anúncios
Esta entrada foi postada em beleza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s